AD (728x60)

(Tab Widget 4)

.

8 de março de 2011

Carnaval e Espiritismo

Compartilhe!
Nesses dias de festa em que o Brasil inteiro para diante de um feriado tão prolongado, é bom refletir sobre esse assunto e pensar se realmente as atitudes que tomamos durante esses dias de descanso estão de acordo com o significado da festa ou com o que a doutrina espírita (e os bons preceitos morais) diz a respeito.

Você sabe o que é o Carnaval?


O Carnaval é um período festivo cristão originado na Idade Média, propriamente. Esse período era marcado pelo "adeus à carne" ou "a carne nada vale", de onde surgiu a palavra "carnaval".


A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", (...) sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.

 

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Nos dias atuais, o apelo à sensualidade e aos excessos continuam aumentando. O Carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior do mundo. Seu desfile das escolas de samba sempre vem com carros alegóricos grandiosos e fantasias decoradas de acordo com o enredo e o tema do desfile. As mulheres geralmente vestem-se com trajes sensuais.

Agora...

Você sabe o que o Espiritismo diz sobre isso?


"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" (I Cor. 6,12)

Para se entender o carnaval e outras festas  populares, é necessário lembrar que a Terra ocupa o segundo lugar na escala evolutiva enquanto um planeta de provas e expiações. Aqui, e em mundos semelhantes, encarnam espíritos recém saídos da barbárie, dando os primeiros passos na sua história evolutiva e esses espíritos trazem consigo um grupo de sensações ou pulsões que precisam ser extravasadas para que não se voltem contra a sociedade em que encarnaram. Não foi a toa que Freud nos defendeu a tese de que a cultura nasce da repressão. Em verdade, estamos encarnados para  reprimirmos as más tendências e adquirir elementos espirituais positivos como o amor, a solidariedade, o respeito ao próximo e as diferenças. Em uma palavra, desenvolver as faculdades positivas do espírito.


No livro “Nas Fronteiras da Loucura”, psicografado por Divaldo Pereira Franco, são focalizados vários desses processos obsessivos, sobre pessoas imprevidentes, que pensavam apenas em se divertir no carnaval do Rio. Mostra também o infatigável trabalho dos espíritos do bem, a serviço de Jesus, procurando diminuir o índice de desvarios e de desfechos profundamente infelizes.

A espiritualidade amiga sempre trabalha para as contenções e o tratamento das energias canalizadas durante esses exageros no carnaval. É nossa tarefa auxiliar tendo boas condutas e mentalizando boas vibrações para que a ajuda chegue a quem precisa. 


Polêmica sobre o desfile da escola de samba Viradouro com o carro alegórico sobre Chico Xavier

No enredo “Quem sou eu sem você”, a Viradouro fez, no último carro, uma homenagem a Chico Xavier. O médium foi representado por uma escultura em que apareceu psicografando, cercada por 60 componentes, alguns deles espíritas, que fizeram uma performance de mediunidade.


Em termos plásticos, o setor foi todo inspirado na estética do filme “Nosso Lar”, de Wagner de Assis, baseado na obra de Chico Xavier. A última alegoria, inclusive, teve uma espécie de pirâmide, reproduzindo o Ministério da Comunicação do filme. O ator Renato Prieto, protagonista da produção, também participou do desfile. Ele fez a ponte entre a agremiação e a Federação Espírita, para evitar que qualquer preceito do espiritismo fosse desrespeitado na apresentação da Viradouro.


Veja o vídeo do desfile (início 00:33 a 2:18)


Leia o pronunciamento da FEB, anterior ao desfile:


Tendo em vista inúmeras manifestações recebidas relacionadas com o anúncio de homenagens que se pretende prestar ao Espiritismo e a Chico Xavier no carnaval carioca, que enfoca a importância da comunicação dos homens com o mundo espiritual, a Federação Espírita Brasileira - FEB informa que tomou conhecimento desse assunto quando da sua publicação, não sendo correta a interpretação de que tenha participado de prévio entendimento.
A FEB esclarece, também, que continua empenhada em promover a difusão da Doutrina Espírita, nos moldes e na forma compatíveis com os seus princípios doutrinários, com seriedade, dignidade e elevação espiritual.
A FEB esclarece, finalmente, que respeita o direito de todos os que, no uso de sua liberdade de ação, agem no mesmo sentido de colocar a mensagem consoladora e esclarecedora dos ensinos espíritas ao alcance e a serviço de todas as pessoas, onde elas se encontrem, orientando, todavia, para que esse trabalho seja sempre feito preservando os seus valores éticos e doutrinários.
Brasília, 18 de fevereiro de 2011.Assessoria de Comunicação da FEB

Fontes: Wikipédia / Terra Espiritual / Correio Espírita / Adaptado de Jornal Extra


E aí, o que você pensa sobre isso? Achou correto ou não a exposição da Viradouro? O que pensa sobre o Carnaval brasileiro?
Dê o seu pronunciamento no nosso mural de recados!
Tags:

Escrito por

Mocidade Espírita Os Mensageiros, unindo o belo e o bom

1 comentários:

  1. Nota da Meom:
    A Meom II no uso de suas atribuições considera que a representação de Chico Xavier e do Espiritismo no Carnaval possui mais pontos positivos que negativos. Porém ratifica que, cabe aos espíritas estarem aptos a atender os questionamentos ou esclarecer as errôneas impressoes que possam surgir.
    Dom 27/02/2011

    ResponderExcluir

Olá! É bom ver você comentando por aqui :D
Muita luz!

 

TV Meom

Meonymous

Porque ir numa mocidade?

Contato

mocidadescegal@gmail.com
Copyright © Mocidade Espírita Os Mensageiros | Designed by Templateism.com