AD (728x60)

(Tab Widget 4)

.

Tudo começou...

Escola Espírita André Luiz - Local onde funciona a MEOM nos dias atuais
A Mocidade Espírita "Os Mensageiros" (MEOM) começou na década de 70 através da iniciativa da Vera, filha da Dona Cândida, fundadora do CEGAL, e do Mário, filho do Seu Maceió, também fundador do centro. O nome "Os Mensageiros" surgiu porque no início todas as atividades da casa seriam nomeadas com alguma obra de André Luiz.

De início, a mocidade estudava as Obras Básicas do Espiritismo e realizava passeios, reuniões e a Campanha Auta de Souza. Na época, a Campanha era novidade em Goiânia, e o CEGAL foi uma das primeiras mocidades a realizá-la.

Dentre os primeiros trabalhadores da mocidade alguns ainda se encontram no centro até hoje, como a Tia Luzia, o Dick, o Dálvio e o Periquito. Outros já foram para outros centros, como a Rosana, filha da Tia Rosa e do Seu Camilo.

Depois vieram os companheiros Revorêdo, Anderson, Raquel, Christiana, Lourivan, Marcelo, que levaram a mocidade por muitos anos, evangelizando todos que hoje estão à frente da mocidade.

Houve então uma época de paralização das atividades da MEOM, que durou até 2001. Nesse ano, alguns jovens frequentadores do centro resolveram retomar as atividades em formato de RPJ (Reunião Pública Juvenil), em que ocorriam estudos em grupo e depois práticas assistenciais. A alegria cristã sempre animada atraiu muitos jovens, chegando a RPJ manter 150 jovens no domingo de manhã.

Em 2003 a mocidade trouxe uma novidade dentre as mocidades de Goiânia: o envolvimento com a Arte. Vieram grupos como: Mensageiros, Aquarela, GOARTE (Grupo Operários da Arte Espírita - Teatro), e a busca incessante da espiritualização do ser através do estudo, da prática assistencial, e da arte.

Em virtude do alto número de jovens e a pequena infraestrutura antiga do centro, a RPJ foi dividida em dois horários: sábado de manhã e domingo de manhã e foram então chamadas de MEOM I e MEOM II, respectivamente.

CEGAL - Local onde funcionava a MEOM I (no sábado), até 2012

Em 2012, numa reunião de planejamento, as mocidades perceberam que a divisão não funcionava para a integração dos jovens. Assim, elas se uniram no domingo de manhã e, hoje, são apenas uma só.

As atividades dos participantes não se restringem ao CEGAL e estendem-se também à criação e participação dos eventos do MOCIZADE (união das Mocidades do centro-oeste), como o Congresso Espírita Estadual de Goiás - Parte Jovem, Comcentro, Festas Juninas, Olimpíadas Mocizade, reuniões públicas etc.

Foi criada no Posto de Assistência do CEGAL, no Jardim das Oliveiras, a MELS (Mocidade Espírita Luiz Sérgio), também vinculada ao centro.

 
Equipe de comunicação da MEOM
criado em 06.01.2010
atualizado em 03.02.2014
 

TV Meom

Meonymous

Porque ir numa mocidade?

Contato

mocidadescegal@gmail.com
Copyright © Mocidade Espírita Os Mensageiros | Designed by Templateism.com