AD (728x60)

(Tab Widget 4)

.

23 de abril de 2011

Páscoa, o que é?

Compartilhe!
Mais um feriadão prolongado, muita gente ficou em casa, alguns foram ao EEVAA e ao FAE, outros saíram e se divertiram com os amigos mas poucos pararam para pensar o significado das datas festivas do calendário cristão.

A MEOM vem fazer mais uma vez o papel de utilidade pública (:D) e vem falar sobre essa data tão bonita do Cristianismo.

Fonte: Tv Contacto

O Cristianismo incorporou algumas celebrações judaicas através dos séculos e deu a elas um caráter próprio, diferente do original. Vamos ver primeiro a Páscoa Judaica, a mais antiga e pioneira:

A palavra Páscoa significa passagem e vem do hebraico Pessach, que é a festa judaica para celebrar a sua libertação.
  • Mas... libertação de quê?

    Na Bíblia, no livro Êxodo, há o relato de que Deus mandou 10 pragas ao Egito. A última delas (Ex12) dizia que todos os primogênitos egípcios seriam mortos assim que o anjo da morte fizesse a passagem por sobre a casa dos habitantes da região. Somente os primogênitos de Israel seriam poupados.

    Você deve lembrar que os judeus deveriam matar um cordeiro e pintar as beiras das portas das casas com o sangue, assim o anjo da morte não entraria no lar.

    Com o filho primeiro do faraó morto, os judeus foram então libertados da escravidão.
A Disney produziu o filme O Príncipe do Egito (ganhador de 1 Oscar),
que trata sobre esse assunto da libertação do povo judeu por Moisés.
Veja então um vídeo do filme, que fala sobre as pragas lançadas:



Como nós vivemos num mundo predominantemente cristão e nós, espíritas, acreditamos no exemplo dado por Jesus Cristo, nada mais válido que celebrar sua ressurreição, né? :)


Na narrativa bíblica (novo testamento, os judeus acreditam somente no antigo), Jesus, depois de crucificado, morto e sepultado, teria ficado três dias dentro do local de sepultamento até sua ressurreição.
Nota: Pelo amooor dos céus, não é reencarnação! Na visão espírita, Jesus ressurgiu como espírito, valendo-se da 'forma' do corpo que estava sepultado. Reencarnação é o retorno do espírito em outro corpo, um diferente do passado, recomeçando uma nova vida  material. - Ver mais abaixo em: Visão espírita da Páscoa -
A Páscoa é então, o dia mais importante do calendário cristão. É também uma passagem, mas a da morte para a vida, de Jesus.

  • Agora, o que o tal coelho tem a ver com isso?



Para entender isso é preciso voltar lá na Idade Média, em que os povos pagãos europeus homenageavam a deusa Ostera (ou Ostara), ou Esther (daí vem "Easter" significar Páscoa, em inglês).

Ela é a deusa da Primavera e suas imagens a tem sempre carregando um ovo e um coelho, símbolo da fertilidade.

Na mitologia grega, Ostara equivale a Demíter. Na romana, a Ceres.

  • Tá bom... mas e o chocolate?
O ovo é considerado a embalagem natural mais perfeita que existe. Os chineses já pintavam os ovos de pata para celebrar a vida que se origina deles. Algumas tradições acreditam que o ovo é o início do universo.
Nota: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? hahah
Ovo chinês pintado à mão

No Egito, Grécia, Pérsia e Roma, os ovos eram cozidos, presenteados e comidos, celebrando o início da primavera. Mas eles não se associavam à Páscoa até o século XV.
"A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo ovos coloridos que elas teriam que encontrar na manhã de páscoa.


Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade... alguém duvida? :D"

A tradição do chocolate veio só na década de 60, em que as indústrias viram na tradição dos ovos uma forma de lucrar mais e difundir o gosto pelo doce. 


Alguns dizem que veio também por não se poder comer nada vindo de origem animal durante a Quaresma, então como poder ingerir ovo? Se ele fosse feito de outra coisa...



Agora, quem é que não está com vontade de comer chocolate, hã? haha

A páscoa vai em torno de 22 de março a 25 de abril.

Veja como é pelo mundo!



Vejamos então qual é a visão do Espiritismo sobre essa festividade deliciosa!




Visão espírita da Páscoa


Os espíritas não celebram a Páscoa por interpretarem diferentemente a ressurreição de Cristo, mas respeitam as manifestações religiosas de cada um, sejam elas cristãs ou não.

Mesmo sendo uma doutrina Cristã, para nós, espíritas, Jesus apareceu para Maria Madalena com seu 'corpo espiritual', o perispírito.

Assim, não houve ressurreição corporal, já que Jesus, em seu projeto messiânico, não precisaria novamente ligar-se ao corpo físico para transmitir sua mensagem de amor.

As festividades da Páscoa, no entanto, são bem aceitas pelos espíritas por simbolizar também a passagem da ignorância, dos males humanos para o conhecimento ético-moral. É uma renovação, que deveríamos buscar todos os dias, em que Emmanuel cita como "reparação" ou "refazimento".

Então...

O QUE A PÁSCOA SIGNIFICA PARA MIM? É a pergunta que a MEOM quer deixar em você. 
Transformação, renovação, liberdade? Diga pra gente!

No mais, bom feriado, até o próximo domingo, muitos ovos de chocolate e...




Tags: , , , , , , ,

Escrito por

Mocidade Espírita Os Mensageiros, unindo o belo e o bom

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! É bom ver você comentando por aqui :D
Muita luz!

 

TV Meom

Meonymous

Porque ir numa mocidade?

Contato

mocidadescegal@gmail.com
Copyright © Mocidade Espírita Os Mensageiros | Designed by Templateism.com