AD (728x60)

(Tab Widget 4)

.

8 de maio de 2011

Feliz dia das Mães!!

Compartilhe!
Hoje é o segundo domingo de maio e assim como no Japão, China, Dinamarca, África do Sul, Venezuela, Cuba, Áustria, Holanda e muitos outros países, nós brasileiros dedicamos esse dia em homenagem às progenitoras que sempre nos deram muito amor:
NOSSAS MAMÃES!!

Encarnadas ou não, esse dia é único e deve ser comemorado, não acha? Ano passado a MEOM fez uma programação toda especial pras mamães, se quiser ver, clique aqui.

Mas... você sabe de onde essa data veio e porque se elegeu um dia para homenagear as mães? Não? Então vamos lá, uai!



A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses.
Deusa Rhea
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
english detected
Dia das Mães teve a sua origem no princípio doséculo XX, quando uma jovem norte-americanaAnna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão :( Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Assim, a festa se alastrou por todos os Estados Unidos e em 1914 a data foi oficializada: dia 9 de maio.

Anna Jarvis, a responsável pelo Dia das Mães nos EUA

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros CâmaraCardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Fonte: Wikipédia

Legal né? As nossas mães agora têm um dia só dela, muito embora todo dia deva ser dia delas.
Recebemos um email semana passada sobre o compromisso da maternidade, e vamos compartilhar com você, porque mostra muito como é a visão espírita sobre o assunto.

http://www.momento.com.br

A missão da maternidade


O Bispo de La Serena, Chile, Dom Ramon Angel Jara, teve oportunidade de escrever um texto muito poético que diz:
Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus.
Pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo. Que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude.
Quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida.
Quando sábia, assume a simplicidade das crianças. Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama. Rica, sabe empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos.
Forte, estremece ao choro de uma criancinha. Fraca, se revela com a bravura dos leões.
Viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam.
Morta, tudo o que somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios.
Não exijam de mim que diga o nome dessa mulher, se não quiserem que ensope de lágrimas esse álbum. Porque eu a vi passar no meu caminho.
Quando crescerem seus filhos, leiam para eles esta página. Eles lhes cobrirão de beijos a fronte. Digam-lhes que um pobre viandante, em troca da suntuosa hospedagem recebida, aqui deixou para todos o retrato de sua própria mãe.
Na atualidade, a mulher assumiu muitos papéis. Lançou-se no mundo e se transformou na operária, juíza, cientista, professora, militar, policial, secretária, empresária, presidente, general e tudo o mais que, no passado, era privilégio do homem.
A mulher se tornou em verdade uma super-mulher que, além dos afazeres domésticos, conquistou o seu espaço no mercado de trabalho.
Naturalmente, não para competir com o homem, mas para somar com ele, pois dos esforços de ambos resulta o sustento e o bem-estar da família.
A rainha do lar se transformou na mulher que atua e decide na sociedade.
Das quatro paredes do lar para o palco do mundo. Contudo, essa mulher senadora, escriturária, deputada, médica, administradora de empresa não perdeu a ternura.
Ela prossegue a acolher em seu ninho afetivo o esposo e os filhos.
Equilibrada e consciente, ela brilha no mundo e norteia o lar. Embora interprete muitos papéis, ela não esqueceu do seu mais importante papel: o de ser mãe.
*   *   *
Dentre todas as mulheres que se projetaram no mundo, realizando grandes feitos, a nossa lembrança recua no tempo buscando uma mulher especial.
A história não lhe registra grandes discursos, mas o Evangelho lhe aponta gestos e palavras que valem muito mais.
Mãe de um filho que revolucionou a História, manteve-se firme na adversidade, na dor, exemplificando o que Ele ensinara.
Não deixou testamento, riquezas ou haveres mas legou à Humanidade a excelente lição da mulher que gera o filho, alimenta-O e O entrega ao mundo para servir ao mundo.
Seu nome era Maria... Maria de Nazaré.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Um poético e autêntico retrato
de uma genitora – nossa homenagem à toda mulher-mãe, do jornal Correio fraterno do ABC, de maio de 2000 e no textoRetrato de mãe, de Dom Ramon Angel Jara, Bispo de La Serena, Chile, tradução de Guilherme de Almeida.
Em 29.04.2011.
  • Se você quiser receber as mensagens do Momento Espírita por email, leia:
    'São enviadas, em média, 3 a 4 mensagens no decorrer da semana. As mensagens do Momento Espírita também estão disponíveis em cd's e livros, em www.livrariamundoespirita.com.br.'

Bom, se você ainda não deu um beijo na sua mãe e disse o quanto a ama, corra lá e faça isso, família é amor, ninguém vive só, então faça o melhor!


Participe da nossa Campanha em defesa da vida! 
Saiba como bem aqui!

A MEOM deseja a todas as mamães um ótimo domingo e um dia de muito amor, que ele seja especial e possa ser assim sempre!


FELIZ DIA DAS MÃES! :)

--- 
Siga a MEOM nas redes sociais!


- Twitter: @portalmeom
- Facebook: facebook.com/portalmeom

- Orkuthttp://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14019928288833687880
Tags: , , , , , , , ,

Escrito por

Mocidade Espírita Os Mensageiros, unindo o belo e o bom

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! É bom ver você comentando por aqui :D
Muita luz!

 

TV Meom

Meonymous

Porque ir numa mocidade?

Contato

mocidadescegal@gmail.com
Copyright © Mocidade Espírita Os Mensageiros | Designed by Templateism.com